• qui. jan 23rd, 2025

Relator vota para condenar Bolsonaro, alerta da Otan e mais de 28 de junho

jun 28, 2023 ,
Ouvir notícia

O voto do relator para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o depoimento do coronel do Exército Jean Lawand Júnior na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro sobre as mensagens trocadas com Mauro Cid estão entre os destaques desta quarta-feira (28).

Relator vota para condenar Bolsonaro e deixá-lo inelegível por 8 anos

O ministro Benedito Gonçalves votou para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e deixá-lo inelegível pelo prazo de oito anos.

O magistrado é o relator da ação em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uma reunião de Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022, em um processo em que o PDT o acusa de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações.

Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa à reeleição nas eleições do ano passado, foi absolvido por “não ter sido demonstrada sua responsabilidade na acusação”.

Coronel diz que mensagens a Cid foram no “calor da emoção” para Bolsonaro “apaziguar” o Brasil

O coronel do Exército Jean Lawand Júnior prestou depoimento hoje na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro e disse que as mensagens trocadas com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tinha como intenção pedir ao então presidente uma “ordem de apaziguamento” para o país e que ele nunca falou em “golpe”.

O pedido de depoimento de Lawand veio depois que mensagens divulgadas pela revista Veja no último dia 15 mostram o coronel cobrando Cid para que fosse colocado em prática um plano, em oito etapas, visando que as Forças Armadas assumissem o comando do país diante da derrota do ex-presidente nas urnas.

Lawand disse que não falou em golpe com Cid. “Em nenhum momento eu falei em golpe. Eu falei ‘ordem’. ‘Ordem’, volto a dizer à senhora, é manifestação. O que eu quis dizer foi a ordem para que presidente da República apaziguasse o país”, justificou Lawand.

Ficar em silêncio é confissão de culpa, diz presidente da CPMI do 8 de janeiro

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União-BA), disse que ficar em silêncio no colegiado é “uma confissão de culpa”.

Maia citou que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), prestará depoimento à CPMI na próxima terça-feira (4). A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia autorizou, na segunda-feira (26), que o militar fique em silêncio durante a oitiva.

Segundo o presidente da CPMI, as pessoas que forem ao colegiado terão direito de falar e justificar sua inocência ou então ficar calado e aceitar as acusações que estão sendo colocadas.

Lukashenko diz que maioria das armas nucleares russas já estão posicionadas em Belarus

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, afirmou que a maioria das armas nucleares táticas que a Rússia planeja posicionar no país já chegou.

“Em termos de armas nucleares, a maioria já foi trazida para Belarus. Não vou dizer quantas. É surpreendente que eles não o tenham rastreado”, disse Lukashenko, de acordo com a mídia estatal belarussa.

Ele negou que as tropas do Grupo Wagner estejam sendo usadas para proteger as armas, dizendo: “Russos e belarussos estão guardando. Nenhum combatente do Grupo Wagner protegerá armas nucleares. Esta é a nossa tarefa.”

Otan diz estar pronta para defender aliados contra Rússia e Belarus

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse que uma mensagem clara foi enviada a Moscou e Minsk – capital de Belarus – de que “a Otan está lá para proteger cada aliado, cada centímetro do território da Otan”.

Stoltenberg fez as declarações em uma coletiva de imprensa conjunta em Haia, ao lado dos líderes de sete países da Otan.

O chefe da organização disse que a aliança está pronta para defender os membros contra a Rússia e Belarus, e que os eventos envolvendo a rebelião do Grupo Wagner eram “assuntos internos da Rússia”.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

*Publicado por Marina Toledo

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”KgGc7mdg25k”

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem