Os grupos temáticos (GTs) da equipe de transição de governo preparam para este domingo (11) a entrega dos relatórios sobre a situação em cada uma das áreas de atuação dos núcleos. A apresentação dos documentos ocorre um dia antes da diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para 12 de dezembro. A cerimônia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializa o resultado da eleição.
A coordenação da equipe de transição solicitou aos grupos temáticos que os relatórios finais tenham pelo menos dez pontos de alertas, organograma, orçamento, itens para serem revogados, estrutura de cada área e prévia para os primeiros 100 dias do novo governo.
Alguns GTs já adiantaram a previsão para os 100 primeiros dias. O grupo das Cidades, por exemplo, destaca a necessidade de orçamento para elaborar políticas emergenciais para os primeiros meses do ano, já que o país sofre anualmente nessa época com fortes chuvas e alagamentos.
O GT das Comunicações deverá sugerir a elaboração de uma consulta pública sobre a regulação da internet para, em seguida, a proposta ser encaminhada ao Congresso Nacional.
Já o núcleo temático dos povos originários deve sugerir que o futuro governo anuncie a demarcação de terras indígenas ainda nos primeiros cem dias de gestão.
O presidente eleito retornou a Brasília na semana passada e a expectativa é de avanço nas definições dos nomes que vão chefiar a Esplanada dos Ministérios. Até o momento, Lula confirmou somente alguns dos futuros ministros.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil