O Corinthians estreou na Copa Sul-Americana de 2023 vencendo o Universitario-PER, nesta terça-feira (11), pelo jogo de ida dos playoffs de repescagem. O jovem Felipe Augusto, de 19 anos, marcou o gol na Neo Química Arena.
Assim como na despedida da Libertadores, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou um time reserva, recheado de jovens da base — afinal, o Corinthians prioriza a Copa do Brasil e a recuperação no Campeonato Brasileiro.
O jogo teve poucas chances de gol, especialmente no primeiro tempo. Mas as coisas ficaram mais simples para o Timão quando Valera, do Universitario, foi expulso aos 28 minutos do segundo tempo, após entrada forte em Rafael Ramos.
Com um a mais, o Corinthians conseguiu o gol após boa jogada individual de Renato Augusto, que se recupera de lesão, aos 34 da etapa final. Ele fez fila pela esquerda e a bola sobrou para o centroavante Felipe Augusto encher o pé e abrir o placar.
O resultado dá a vantagem do empate para o Corinthians, que volta a encarar o Universitario, agora no Peru, na próxima terça-feira (18), às 21h30. Caso passe, o Timão estará nas oitavas de final da Sul-Americana para enfrentar o Newell’s Old Boys-ARG.
Futebol total
O técnico Vanderlei Luxemburgo apostou em uma escalação totalmente ofensiva para iniciar o duelo contra o Universitario. A opção do treinador foi por um meio de campo com três meias ofensivos: Matheus Araújo, Adson e Giuliano.
Neste sistema, foi Giuliano quem se posicionou como um camisa 5, à frente da defesa. Matheus Araújo caiu mais pelo lado direito enquanto Adson flutuou mais pela esquerda.
Pedro se lesiona
Principal válvula de escape do Corinthians, o jovem Pedro não demorou a deixar o gramado. O camisa 27 sentiu um problema na coluna após pancada e precisou deixar o campo de maca.
Pela gravidade da situação, Pedro foi direto aos vestiários da Neo Química Arena. O jogador foi substituído por Giovane, outra cria da base alvinegra.
Pouca inspiração
O primeiro tempo do Corinthians ficou mais condicionado à iniciativa dos jovens do que propriamente à parte tática. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo pouco pressionou a saída de bola peruana e teve as chances de gol criadas a partir da individualidade.
O time chegou pela primeira vez com Matheus Araújo, após sobra em escanteio. Biro, pela direita, criou perigo ao goleiro adversário, enquanto Matheus Bidu chegou a arriscar em falta na entrada da área.
Chama Renato Augusto
Por volta dos 15 minutos do segundo tempo, Luxemburgo apostou no principal jogador do elenco para mudar o panorama da criação alvinegra. No meio de campo, o jovem Matheus Araújo deu lugar a Renato Augusto, que entrou em campo e imediatamente fardou a faixa de capitão alvinegra.
Vale destacar que o meia está retornando de uma lesão no joelho e ainda tem o tempo controlado para ficar 100% fisicamente. A ideia do Timão é tê-lo “inteiro” para o jogo contra o América, no final de semana, pela Copa do Brasil.
Universitario fica com um a menos
O Corinthians passou a jogar com um jogador a mais no decorrer do segundo tempo. Aos 25 minutos, Valera disputou com Rafael Ramos pelo lado direito da defesa alvinegra e entrou com o pé mais alto que o necessário.
Inicialmente, a opção da arbitragem foi de aplicar somente cartão amarelo. Após chamado e revisão do VAR, porém, a alternativa foi por expulsar o jogador peruano.
Aos 34 minutos do segundo tempo, o Corinthians finalmente conseguiu vazar o goleiro Diego Romero. Pelo lado esquerdo, Renato Augusto conduziu com categoria, deu bela caneta no adversário e rolou para Felipe Augusto, que bateu forte, no ângulo, para estufar a rede.
Foi o segundo gol consecutivo do jovem atuando na equipe titular. Ele já havia marcado no duelo contra o Liverpool, pela Copa Libertadores.
Corinthians x Universitario
Corinthians: Carlos Miguel; Rafael Ramos (Léo Mana), Bruno Méndez, Caetano e Matheus Bidu (Maycon); Giuliano, Biro (Romero) e Matheus Araújo (Renato Augusto); Adson, Pedro (Giovane) e Felipe Augusto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Universitario: Diego Romero; Aldo Corzo, Riveros e Benedetto; A.Polo, Murrugarra (Barco) e J.Bolivar; Quispe (Caucaterra), Valera e Urruti (Flores) – Técnico: Jorge Fossati.
Gol: Felipe Augusto (34min 2°T).
Cartões amarelos: Urruti, do Universitario.
Cartões vermelhos: Valera, do Universitario.
Motivo: Jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana.
Data: 11 de julho de 2023 (sábado).
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP.
Arbitragem: Jesús Valenzuela (VEN), auxiliado por Jorge Urrego (VEN) e Túlio Moreno (VEN).
VAR: Carlos Orbe (EQU).
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil