O leilão para a transmissão de energia realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na sexta-feira (30), “foi bem-sucedido”, afirmou o especialista em infraestrutura, Fernando Camargo.
Em entrevista à CNN neste domingo (2), Camargo destacou o montante de R$ 15,3 bilhões arrecadado no certame e a ligação de áreas estratégicas de geração e consumo de energia no país.
“Dá para dizer que é bastante expressivo o resultado. Também do ponto de vista do número de participantes. Foram bastante disputados cada um dos lotes, com grandes players e também novos entrantes”, afirmou.
Nesta etapa, foram leiloados 6.000 quilômetros de linhas de transmissão, totalizando 33 empreendimentos espalhados pelos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe.
A Aneel espera promover a geração de 29,3 mil empregos diretos e outros 60 mil empregos diretos e indiretos.
Camargo também chamou a atenção para a preparação de novos leilões pelo governo federal, com potencial de somar mais R$ 60 bilhões em investimentos.
O calendário ainda conta com mais três certames até o próximo ano, sendo o primeiro já agendado para dezembro de 2023.
“Este setor ainda vai contratar muito. Estamos em franca expansão no setor de energia renovável no Brasil, ainda tem muito pela frente”, pontuou o especialista.
*Publicado por Gabriel Bosa
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil