• qui. jan 23rd, 2025

Roteiro oficial de “Barbie” vira livro

jan 9, 2024

Após o grande sucesso do filme “Barbie”, a Mattel e a Warner Bros decidiram lançar o roteiro oficial do filme, em forma de livro. Publicado pela editora Faber & Faber, o roteiro impresso apresenta em detalhes as cenas do filme, os bastidores das direções do palco e uma introdução exclusiva de Greta Gerwig e Noah Baumbach.

Além das falas, o livro conta também com oito páginas de fotos coloridas. Disponível no Reino Unido e nos Estados Unidos, o impresso custa de 17 a 20 dólares (entre 83 e 98 reais). A publicação, ainda não está disponível no Brasil.

Confira detalhes do livro com o roteiro de “Barbie”:

O filme que conta a história da boneca, recebeu dois Globo de Ouro, neste domingo (07) e concorre a outros prêmios e vinha fazendo campanha para a categoria de melhor roteiro original no próximo Oscar, segundo a Variety.

Entretanto, antes da votação do Oscar, que começa em 11 de janeiro, o ramo de roteiristas da AMPAS decidiu que o filme é realmente elegível para melhor roteiro adaptado de acordo com as diretrizes da organização porque é baseado em personagens existentes e credita a Mattel em seu faturamento.

Tal decisão gerou polêmica e até mesmo o diretor, produtor e roteirista de Hollywood, Judd Apatow, se manifestou nas redes, ao se deparar com a notícia. “É um insulto para os escritores dizer que eles estavam trabalhando com material existente. Não havia material ou história existente. Havia uma caixa transparente”, comentou no X, o antigo Twitter.

Mas afinal, qual a diferença entre roteiro original e roteiro adaptado?

Existem duas categorias do Oscar para roteiro: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Roteiro Original. Este último é para obras puramente novas criadas pelos escritores, baseadas em nenhuma outra fonte além de sua imaginação.

Já o roteiro adaptado, é para filmes baseados em algum tipo de obra pré-existente – seja uma peça, um livro ou mesmo uma sequência (por exemplo, “Toy Story 3”, que foi indicado na categoria em 2011). Isso não significa que os roteiros adaptados sejam melhores ou piores do que os originais.

Um exemplo disso é o fato de que alguns favoritos indicados ao Oscar provavelmente se enquadram na categoria: “Top Gun: Maverick” (uma sequência), “Coringa” (baseado no personagem e na franquia de quadrinhos) e até mesmo a franquia Transformers (baseados em uma linha de brinquedos e são compostos em grande parte por sequências).

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem