Os potenciais programas de treinamento do Ocidente para pilotos ucranianos nos caças F-16 foram uma mensagem para a Rússia de que não deve esperar ter sucesso em sua invasão da Ucrânia, mesmo que conte com um conflito prolongado, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, neste domingo (21).
Falando à margem da cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, Scholz disse que o treinamento de pilotos é um projeto de longo prazo e “uma mensagem para a Rússia” de que “deve parar a guerra e retirar suas tropas”.
“Apoiaremos a Ucrânia enquanto for necessário”, acrescentou.
A Ucrânia ainda não obteve compromissos para a entrega dos aviões, mas altos funcionários dos EUA disseram que o presidente dos EUA, Joe Biden, disse aos líderes do G7 na sexta-feira (19) que Washington apoia programas de treinamento aliados conjuntos para pilotos ucranianos nos caças F-16.
As nações do G7 – EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá – estão enfrentando os desafios impostos pela invasão russa da Ucrânia e as tensões com a China, inclusive sobre Taiwan, a ilha autogovernada que Pequim reivindica como sua.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil