A sabatina do advogado Cristiano Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) para decidir o futuro da Selic estão entre os destaques desta quarta-feira (21).
Indicado ao STF, Zanin será sabatinado na CCJ do Senado
O jurista foi indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no começo deste mês, para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski. O magistrado se aposentou em abril, um mês antes de completar 75 anos, idade limite para os integrantes da Corte.
Após a sabatina, a CCJ emite um parecer ao plenário do Casa. Todos os senadores, então, votam para decidir se a indicação do presidente da República pode prosseguir.
Para economistas, BC irá manter juros a 13,75% – mas será a última vez
É virtualmente unânime a expectativa entre economistas de que o colegiado deve, novamente, manter a Selic nos mesmos 13,75% ao ano em que está atualmente.
Para uma grande parte dos especialistas, porém, esta será a última vez. É cada vez mais dominante a ala que acredita que o BC já deve começar a cortar os juros a partir de seu próximo encontro, no início de agosto.
Votação do marco fiscal será retomada em comissão do Senado
O pedido foi feito pelo senador Rogério Marinho (PP-RN), líder da oposição, que citou a anuência dos colegas Tereza Cristina (PP-MS) e Carlos Portinho (PL-RJ).
A pausa na votação não foi bem recebida pelo relator do texto, Omar Aziz (PSD-AM), que havia proposto uma pausa apenas de horas, para que o debate fosse retomado na própria terça-feira (20).
Submarino desaparecido: equipes de busca captam sinais de sonar, diz governo dos EUA
Quatro horas após os dispositivos de sonar adicionais serem implantados, retornos ainda eram captados. Não ficou claro o horário em que isso aconteceu ou por quanto tempo, com base no documento.
Uma atualização subsequente enviada na noite de ontem sugeriu que mais sons foram escutados.
CPMI aprova convocação de Gonçalves Dias, coronel Lawand e perito da Polícia Civil do DF
Gonçalves Dias foi anunciado pela equipe de transição do governo federal ainda em dezembro de 2022 como chefe do GSI. Contudo, após a CNN revelar imagens que mostravam o general dentro do Palácio do Planalto durante a invasão do prédio, ele pediu demissão do cargo.
Jean Lawand Júnior, de 51 anos, foi citado nas investigações da Polícia Federal (PF) como um dos militares do alto escalão das Forças Armadas que incentivou uma tentativa de golpe de Estado após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais do ano passado.
Renato Martins Carrijo é o perito da Polícia Civil do Distrito Federal responsável pelo laudo da bomba deixada no Aeroporto de Brasília às vésperas da posse de Lula.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
*Publicado por Marina Toledo
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil