O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser o novo ministro do Turismo. Após a reunião, ele agradeceu ao presidente Lula e à bancada de seu partido pela confiança.
Sabino compartilhou um vídeo nesta quinta-feira (13) oficializando que irá comandar a pasta. A nomeação deve sair nos próximos dias no Diário Oficial da União. “Assumo com responsabilidade, disposição e vontade de fazer com que o turismo no nosso país signifique aquilo que significa em outras nações, com mais empregos, renda e mais desenvolvimento”, complementou o deputado
Sabino assume o cargo de ministro em uma tentativa do governo de melhorar a articulação política na Câmara dos Deputados. A indicação de Sabino é da Câmara. “Agradeço ao presidente pela confiança, agradeço à minha bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados”, afirmou o parlamentar.
O deputado assume o Ministério do Turismo após semanas de negociação entre o governo e o União Brasil, em uma articulação que levou à saída de Daniela Carneiro da Esplanada dos Ministérios.
Em junho, Lula comunicou ao casal Daniela e Waguinho Carneiro, prefeito de Belford Roxo (RJ), que faria a substituição. O presidente acabou estendendo a permanência da ministra por mais algumas semanas para que Daniela tivesse uma saída honrosa do cargo.
A ministra, em processo de desfiliação de seu partido, o União Brasil, já não contava com o apoio da bancada do partido, um dos motivos que levou a substituição dela no comando do Turismo. Sem citar nomes, Daniela publicou um vídeo na semana passada com críticas a “pessoas tóxicas, ingratas e negativas”.
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”eHFoBA4B_BA”
Quem é Sabino
Natural de Belém, administrador e advogado de formação, Sabino está em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal.
Atualmente no União Brasil, ele tem passagens por outros quatro partidos. Antes de entrar para a vida pública, entre 2001 e 2009, foi filiado ao Progressistas (PP).
Entre 2009 e 2013, ele esteve no Partido da República (PR), legenda que atualmente se chama Partido Liberal (PL). Foi nesse período que ele se elegeu, em 2010, a deputado estadual paraense suplente, assumindo o cargo no ano seguinte com a nomeação do titular para uma secretaria do governo.
Em 2013, se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), se elegendo novamente a deputado estadual nas eleições de 2014. No pleito seguinte, em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado federal.
Em 2021, rachou com o PSDB e se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), que, ao se fundir com o Democratas (DEM), virou o atual União Brasil.
Na biografia em seu site oficial, Celso Sabino se declara cristão e frequentador da igreja evangélica. Em suas principais pautas, ele destaca “defesa animal”, “segurança” e “saúde” no topo.
De acordo com o site da Câmara dos Deputados, Sabino faz uso do apartamento funcional disponibilizado pela Câmara aos deputados desde março de 2019, não recebe auxílio-moradia e já fez três viagens em missões oficiais neste ano – uma para Abu Dhabi, uma para Manamá, capital do Bahrein, e uma para Nova York, acompanhando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Neste mandato, constam no site da Câmara 197 propostas legislativas de sua autoria, das quais 119 foram arquivadas.
Em seu histórico na Casa, Sabino já foi relator de propostas, como, no ano passado, o PL 1518, que deu origem à Lei Aldir Blanc 2 de fomento ao setor cultural, e, em 2021, o PL 2337, que propôs alterações no imposto de renda, que está parado no Senado.
*Com informações de Léo Lopes
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil