• qui. jan 23rd, 2025

Sabino no Turismo pode não ser suficiente para União Brasil ficar na base de Lula, dizem lideranças

Ouvir notícia

Às vésperas da oficialização do deputado Celso Sabino (União-PA) como ministro do Turismo, no lugar de Daniela Carneiro, que pediu desfiliação do União Brasil, lideranças do partido ouvidas pela CNN avaliam que a nomeação pode não ser suficiente para consolidar o apoio da legenda no Congresso Nacional.

O União Brasil quer o “pacote completo” da pasta, incluindo a presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que hoje tem Marcelo Freixo (PSB-RJ) no comando.

Sem Embratur, outra possibilidade seria abrir espaços em outros ministérios atualmente comandados pelo PT. O União Brasil também trabalha para conquistar os Correios.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”0VlY-qY83E4″

O partido tem a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados, com 59 parlamentares. E, apesar de ter três ministérios, nem sempre entrega a maioria dos votos ao governo.

A avaliação de lideranças do União ouvidas pela CNN é que o partido não quer “tratamento diferenciado” de demais legendas em outros ministérios, que possuem a integralidade dos cargos nas pastas.

Sem todos os pedidos atendidos, “Celso será uma outra Daniela”, avaliou um representante do partido, se referindo à atual ministra do Turismo, que deve sair da pasta.

Daniela é avaliada como cota pessoal de Lula, não contribuindo para atender a maior parte da bancada.

Diante desse cenário, a nomeação de Sabino no Turismo pode ser confirmada até sexta-feira (7). Mas a consolidação do União Brasil na base de apoio, em especial na Câmara, ainda depende do cumprimento de outros pedidos por parte do governo federal.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem