• qui. jan 23rd, 2025

Santos empata com o Athletico-PR na Vila Belmiro e segue próximo da zona de rebaixamento

Ouvir notícia

Na luta contra o rebaixamento, o Santos conseguiu arrancar o empate em 1 a 1 com o Athletico-PR neste sábado (5), na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Furacão abriu o placar com Pablo no primeiro tempo. Já o Peixe deixou tudo igual nos acréscimos da etapa complementar com Marcos Leonardo, graças à intervenção do VAR, que acusou toque de mão de Thiago Heleno dentro da área, marcando pênalti para o Peixe.

Com o resultado, o Santos chegou ao quarto jogo seguido sem vitória na atual temporada. No entanto, também evitou mais uma derrota em um momento de crise no clube. Além da falta de bons resultados, foi confirmada a saída do coordenador esportivo Paulo Roberto Falcão.

O Athletico-PR, por sua vez, entrou provisoriamente no G6 do Campeonato Brasileiro e pode terminar a rodada na zona de classificação para a próxima edição da Libertadores, embora tenha atuado com um time alternativo neste sábado devido ao jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Bolívar, na próxima terça-feira.

O Jogo

O Santos teve o domínio do primeiro tempo. O time comandado pelo técnico Paulo Turra foi quem mais ficou com a posse de bola e tentou atacar o adversário a todo momento, mas esbarrou na falta de organização tática para converter essa superioridade em gols. O Athletico-PR, por sua vez, tinha tudo o que o Peixe não tinha: ideias de jogo bem consolidadas e, acima de tudo, eficiência.

Justamente por isso, o Furacão teve as melhores chances do primeiro tempo, mesmo não tendo o domínio das ações ofensivas. Logo aos dez minutos, por exemplo, Pablo recebeu na entrada da área, dominou e bateu buscando o ângulo, mandando pouco acima do travessão de João Paulo.

Pablo, aliás, foi a principal arma ofensiva do Athletico-PR. O atacante foi o responsável por abrir o placar aos 30 minutos, recebendo ótimo passe de Fernandinho e batendo forte, cruzado, sem chances para João Paulo.

Antes do apito final, o Athletico-PR por pouco não ampliou com uma assistência de Pablo, que recebeu dentro da área e levantou no segundo pau para Madson chegar cabeceando, obrigando João Paulo a fazer grande defesa para evitar o segundo gol dos visitantes.

Pênalti e empate no fim

Mesmo com um time alternativo devido ao jogo da próxima terça-feira (8) contra o Bolívar, pelas oitavas de final da Libertadores, o Athletico-PR voltou para o segundo tempo mais ofensivo, com Canobbio na vaga do veterano Fernandinho.

Posteriormente, Vitor Bueno e Vitor Roque, dois titulares da equipe de Wesley Carvalho, foram a campo nas vagas de Zapelli e Marcelo Cirino, reforçando ainda mais o Furacão, que não sofria com as investidas do Santos. O técnico Paulo Turra, por sua vez, também decidiu colocar o time para frente, tirando o volante Dodi para promover a entrada do atacante Julio Furch.

Fato é que nem mesmo as alterações promovidas pelos dois times fizeram com que o placar mudasse na Vila Belmiro. A tônica do jogo continuou a mesma: Santos ficou mais com a bola, e o Athletico-PR, mais bem postado, apenas administrou a vantagem até os acréscimos do segundo tempo, quando, após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti a favor do Peixe após toque de mão de Thiago Heleno dentro da área.

Marcos Leonardo foi para a cobrança e não desperdiçou, salvando a tarde que vinha tomando contornos trágicos para os donos da casa.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 1 X 1 ATHLETICO-PR

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).
Data: 5 de agosto de 2023, sábado.
Horário: 16 horas (de Brasília).
Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento.
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA) e Felipe Alan Costa de Oliveira.
VAR: Emerson de Almeida Ferreira.

Gol: Pablo, aos 30 do 1ºT (Athletico-PR); Marcos Leonardo, aos 49 do 2ºT (Santos).
Cartões amarelos: João Paulo, Lucas Lima, Mendoza (Santos).

SANTOS: João Paulo; Gabriel Inocêncio, João Basso, Alex e Dodô (Kevyson); Rodrigo Fernández (Lucas Braga), Dodi (Julio Furch), Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo.
Técnico: Paulo Turra.

ATHLETICO-PR: Bento; Madson (Khellven), Cacá (Zé Ivaldo), Thiago Heleno e Vinícius Kauê; Fernandinho (Canobbio), Hugo Moura e Zapelli (Vitor Bueno); Cuello, Cirino (Vitor Roque) e Pablo.
Técnico: Wesley Carvalho.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem