Os cinemas brasileiros estão mais cheios desde o dia 20 de julho. Bastou uma semana em cartaz para “Barbie” levar sete milhões de pessoas às salas, o que fez o mercado exibidor alterar suas expectativas para 2023 e, ainda que pontualmente, voltar ao cenário do cenário pré-pandemia.
A CNN teve acesso aos dados sobre a exibição do filme no Brasil e ouviu cinemas de rede, de rua e a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) para entender seu impacto no setor.
Um mercado cor de rosa
“Nosso espaço ficou ‘pintado’ de rosa, com o público a caráter para ver ‘Barbie’. Não víamos algo assim acontecer há muito tempo”, relata Juliana Brito, diretora-executiva do Belas Artes.
Com seis salas e 1.029 lugares, o endereço na rua da Consolação é um dos principais cinemas de rua de São Paulo. Ainda assim, diz ela, o lançamento expandiu a clientela local.
“Recebemos pessoas que nunca vieram aqui”.
A Abraplex informa que, entre janeiro e maio deste ano, 46,6 milhões de ingressos foram vendidos no país. A semana de maior sucesso no período, que foi de 9 a 15 de fevereiro, registrou 3,7 milhões de público e gerou R$ 41,9 milhões, segundo dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (Oca), vinculado à Agência Nacional do Cinema (Ancine).
No recorte de sete dias, “Barbie” teve quase o dobro de espectadores e arrecadou mais de R$ 131 milhões – ainda que o preço médio do ingresso no Brasil tenha tido um aumento de R$ 11,30 para R$ 19,53 no período, conforme os dados do Oca.
Samara Vilvert, gerente de marketing e produtos da Cinesystem, diz que, no final de semana anterior à estreia de “Barbie”, a rede recebeu cerca de 60 mil pessoas em suas 26 unidades, espalhadas em 10 estados do país, que somam 30 mil lugares.
De 20 a 23 de julho, foram mais de 238 mil clientes – aumento de 395%. Ela destaca o melhor resultado da rede, obtido no Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande, onde 15.778 ingressos para a produção foram vendidos no período.
Além das bilheterias, o presidente da associação, Marcos Barros, afirma que há um “efeito cascata” em curso.
“Não apenas as salas de exibição ficaram lotadas, mas toda a cadeia, desde o estacionamento até a praça de alimentação dos shoppings”.
Na Cinesystem, o combo promocional da boneca esgotou em dois dias. Segundo a gerente, o estoque é, normalmente, “comercializado em até três semanas”.
Cinemark, Cinépolis, Cineflix, Kinoplex e UCI foram outras das principais companhias brasileiras do setor a comercializar produtos dedicados ao longa-metragem.
VÍDEO — “Barbie” arrecada quase R$ 23 milhões em dois dias no Brasil
Cinemas preparados para a multidão
Com os estoques repostos, a Cinesystem aposta na solidez do sucesso de “Barbie”, e mantém uma equipe ampliada em suas unidades.
“Assim como em outras épocas de grande fluxo, aumentamos em 40% o nosso quadro de atendentes e equipe de limpeza com convocação de meio período”, diz Samara.
No primeiro final de semana, a rede ainda adicionou sessões antes do horário habitual de funcionamento.
No Belas Artes, o tradicional “Noitão”, sessão especial que o cinema promove nas madrugadas de sexta-feira, foi dedicado à produção estrelada por Margot Robbie e a “Oppenheimer” na semana de suas estreias.
Juliana Brito conta que a pré-venda dessa edição se popularizou nas redes sociais e os ingressos se esgotaram rapidamente. Para atender à demanda, o cinema organizou “noitões” extras, nas madrugadas de quinta-feira (20) e sábado (22), em duas salas.
“O público pedia, na porta, por mais ingressos. O ‘Noitão’ existe há mais de 20 anos, e essa foi a edição de maior sucesso, com sobras”, relata a diretora-executiva.
Devido ao cenário econômico atravessado pelos cinemas desde a pandemia da Covid-19, o Belas Artes não incrementou sua equipe, mas fez ajustes.
“Houve um estudo operacional para preparar o cinema, em especial na entrada e na saída das sessões e na bomboniére, para atender esse contingente”, diz Juliana.
Para ela, o circuito de exibição, como um todo, “precisava desse movimento”. Juliana ressalta, contudo, que esse mercado tem “um longo caminho até recuperar o terreno perdido na pandemia”.
Na mesma linha, a gerente da Cinesystem conclui que o sucesso de “Barbie” ainda é um resultado isolado.
“O setor exibidor foi altamente impactado pela pandemia e a consequente falta de filmes. O número atual de lançamentos é 30% inferior ao do cenário pré-pandêmico”.
A Abraplex projeta que os cinemas brasileiros cheguem a 100 milhões de pessoas nas salas até o final de 2023. A média anual de 2017 a 2019 era de 170 milhões.
Ao observar esse fenômeno de audiência e mobilização, a associação acredita que o setor “está se recuperando”.
A CNN entrou em contato com Cinépolis e UCI, que não responderam aos questionamentos até o fechamento da reportagem. A Cinemark disse não comentar questões que considera estratégicas.
Veja também: todos os filmes já produzidos sobre a boneca mais famosa do mundo
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