Anitta lançou hoje (23) o clipe de “Funk Rave“, seu primeiro projeto musical após assinar com a Republic Records, selo do grupo Universal, que tem artistas como Taylor Swift, Ariana Grande, Drake, Lorde, Nicki Minaj e Twice.
A artista já tinha lançado um trecho do single durante apresentação na final da Liga dos Campeões da UEFA no início de junho e na noite de quinta-feira (22) a música completa nas plataformas de streaming.
A música, em inglês, espanhol e português, têm produção de DJ Gabriel do Borel, Diplo e Márcio Arante, foi gravada na Favela Tijuquinha, na zona oeste do Rio de Janeiro, e é repleta de referências do funk, moda e hábitos da cultura dos anos 2000.
Cenas que fazem parte da realidade das favelas brasileiras também são destacadas no clipe, como o churrasco acompanhado de um samba pelos moradores.
Inclusive, o título da faixa do single usa a mesma fonte que o grupo Furacão 2000 apresentava. O shorts usado por Anitta, referência da moda usada pelas meninas na época, tem o detalhe do seu ano de nascimento.
Ela apresenta também referências ao filme brasileiro e ganhador do Oscar “Cidade de Deus” e ao clássico corte de cabelo de Ronaldo Fenômeno para a Copa de 2002.
“O videoclipe resgata o clima do lugar onde eu cresci. Gente reunida, as crianças brincando, música, dança, romance. Costumamos reproduzir aquilo que vemos no nosso dia a dia. Então, a minha ideia era homenagear a minha cultura e a cena funkeira”, contou a brasileira em entrevista à imprensa.
Bonde das Maravilhas voltou
A brasileira convidou a formação original do Bonde das Maravilhas para dançar a coreografia do hit e o próprio Gabriel do Borel para estar no clipe – além das 160 pessoas envolvidas, incluindo moradores da comunidade.
O Bonde das Maravilhas, conhecido também como As Maravilhas, foi criado em 2011 por cinco jovens do Rio de Janeiro. O grupo se destacou com os sucessos “Quandradinho de Oito” e “Aquecimento das Maravilhas”.
Melhor parte do clipe e fim #funkRave pic.twitter.com/8cn2xOeOIz
— Johnzin (@itsjohnnyix) June 23, 2023
No TikTok, Anitta também já havia divulgado o challenge da dança que apresentou na Final da Champions, que está sendo reproduzida por milhares de pessoas.
@anitta FUNK RAVE IS COMING #FunkRave
Porém, o público notou também semelhanças com uma outra dança que já havia viralizado e a brasileira reproduziu. Até o momento, a equipe de Anitta não comentou se usou o “meme” como referência.
Quanto de debut vocês acham que “funk rave” vai fazer?
Me: 1,2Mpic.twitter.com/OKBz2XR5HC
— ᴺᴼᴬᴴ ☭ (@Noahnitto) June 11, 2023
Cena de sexo suavizada
Durante a gravação do clipe no Rio, Anitta foi flagrada por paparazzi em uma cena simulando uma relação de sexo oral em um dos modelos figurantes do clipe. As imagens vazaram e viralizaram.
Porém, em entrevista ao podcast “Quem Pode, Pod”, apresentado pelas atrizes Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, a artista comentou sobre o caso.
Esses Haters não entendem que criticar a Anitta Álvares Cabral é tão ano 2015, superemmmmmmmmmmmmm!!! pic.twitter.com/ZRgau0sTvN
— FUNK HAVE #1 TOP MUNDO 💜 (@icomplexado) June 23, 2023
“Não entendo por que deu o que falar. Porque quando o povo vê filme e tem esse tipo de cena, ninguém fala nada. Só porque viu a gravação, falam: ‘nossa, essa Anitta’. No final das contas, sou uma artista que luta contra a hipocrisia, para ser bem sincera. Tipo as coisas das plásticas, quando eu fiz. O povo fala: ’Uau, que absurdo’. E, hoje em dia, todo mundo faz. Agora está na moda falar”, disse ela, ressaltando que foi “a primeira artista a ser cancelada e destruída publicamente”.
Já no clipe, Anitta aparece indo de encontro a um homem, mas as cenas que exploram o desejo sexual foram substituídas por lambidas em frutas e a própria artista chupando um sorvete.
anitta – funk rave pic.twitter.com/DxWNNIzGsn
— archive (@todxonada) June 23, 2023
Assista ao clipe completo de “Funk Rave”.
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”entretenimento” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”SmpNmsuNA2E”
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil