Na programação do último dia de Carnaval no Recife, atrações locais abriram a agenda do dia com grupos de maracatu, além de André Rio, Nena Queiroga, Lenne e Spok. João Gomes, Alceu Valença e Elba Ramalho completam a lista de atrações. Fechando os festejos de momo, Orquestrão do Frevo para se despedir do carnaval do jeito que o pernambucano gosta: “frevando”.,
“A gente passou tanto tempo sem Carnaval que, quando chega hoje, terça, já deixa saudade. O carnaval está maravilhoso. Amanhã eu vou estar de folga e poderia ter carnaval ainda, né?”, disse uma folia bem animada, no meio da multidão da praça do Marco Zero, no Recife. Glauce Mendes veio com a família aproveitar o encerramento da folia.
E os mais diversas personagens da cultura do estado estavam presente. Pessoas fantasiadas, cheias de cores, roupas brilhantes e muito glitter. No meio do público, Wellington Francisco, fantasiado de Caboclo de Lança — figura da cultura de Pernambuco. Ele lamentava o fim da festa e explicou porque gosta tanto da folia: “Eu gosto da cultura, eu gosto de festejar a cultura. Tudo veio desde o meu avô, tá entendendo, vindo de pai para filho até chegar a mim”, afirmou.
Foram cinco dias oficiais de festa na capital do frevo. Pela cidade, 44 polos da folia foram montados. Todos com atrações bem variadas, cerca de 2.800 atrações se apresentaram entre a sexta-feira (17), até esta terça. Entre os artistas que se apresentaram no palco principal, Caetano Veloso, Duda Beat, Melim, Nando Reis, Fafá de Belém, Maria Rita, Sorriso Maroto, Pablo Vittar, Geraldo Azevedo e outros.
Cerca de dois milhões de foliões aproveitaram o Carnaval do Recife, que voltou a ocorrer depois de dois anos por causa da crise sanitária provocada pelo coronavírus.
O prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), falou sobre a retomada da festa. “A gente estava muito confiante, desde o início, que faria um grande Carnaval, mas como todo momento importante da vida você tem uma expectativa, ansiedade”.
“Eu brinco, eu dizia: ‘Você vai fazer um aniversário em casa, faz um bolinho, compra ali um pouquinho de salgado, um refrigerante, uma cervejinha’, você fica na expectativa para comemorar o seu aniversário, imagine fazer uma festa do tamanho do carnaval do Recife. É algo que dá uma expectativa boa, mas sempre a gente esteve muito seguro porque a dedicação foi integral”, continuou.
O Carnaval deve movimentar R$ 2,7 bilhões na economia pernambucana, segundo o levantamento da Secretaria de Turismo. A pasta também divulgou que mais de 4 milhões de pessoas aproveitariam a folia entre Recife e Olinda.
O Governo do Estado informou que fez um reforço na segurança pública de toda série histórica, que corresponde a um aumento de 13% em relação ao último carnaval, em 2020. Ao todo, o aporte por parte da Secretaria de Defesa Social (SDS) foi de R$ 11,5 milhões. O balanço oficial do carnaval 2023 será apresentado nesta quarta-feira (22).
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil