As irmãs Valentina e Eloá Prado, de 3 anos, seguem internadas na UTI Pediátrica do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia (GO). De acordo com a última atualização da equipe médica, o estado de saúde das crianças é grave, mas estável.
O médico responsável pelo procedimento informa que a gravidade é natural num caso como esse, mas todos os sistemas das duas meninas seguem em funcionamento e não houve piora clínica nem intercorrências de destaque após a cirurgia.
As irmãs nasceram unidas pelo tórax, abdômen, bacia, fígado, intestino delgado, intestino grosso e genitália. A cirurgia para separação aconteceu na última quarta-feira (11) e envolveu 60 profissionais da rede pública de Goiás.
O procedimento teve duração de cerca de 15 horas. Valentina foi a primeira a deixar o centro cirúrgico, seguida pela irmã.
Os pais das gêmeas realizam visitas periódicas às filhas e dizem estar muito aliviados com o resultado da operação, por poder vê-las separadas depois de três anos de muito cuidado.
As meninas seguem recebendo medicações por via endovenosa e respiram com ajuda de aparelhos. A medida é para preservar a estrutura abdominal. Neste momento, o organismo delas requer certo repouso para estabilização em breve.
A secretaria de saúde de Goiás informou que as meninas passarão por avaliação de um cirurgião plástico e que elas retornarão ao centro cirúrgico para um enxerto simples, para melhora da pele na região operada.
Valentina e Eloá são nascidas em Guararema, no interior de São Paulo, mas vivem com a família em Goiás há dois anos.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil