• qui. jan 23rd, 2025

Sobe para 2,2 mil o número de brasileiros que pedem repatriação ao governo

Ouvir notícia

Subiu para 2.200 o número de brasileiros que fizeram pedido de expatriação para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) desde o início da Guerra de Israel, no território israelense e na Faixa de Gaza. Fontes do governo afirmam que, nesse número, há 25 brasileiros que estão em Gaza.

Como as fronteiras estão fechadas, o governo brasileiro está em contato com a embaixada no Cairo, capital do Egito, para tentar a retirada do grupo que está em Gaza pelo país. Interlocutores afirmam que, como a Faixa de Gaza é controlada pela Irmandade Muçulmana, o Itamaraty tenta contato com o grupo islâmico para negociar a repatriação.

Ao menos três brasileiros estão desaparecidos em Israel depois dos ataques do grupo islâmico Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista. Eles estavam em um festival de música, no sul do país, que foi alvo dos primeiros ataques por parte do Hamas.

Os primeiros brasileiros resgatados em Israel devem chegar ao Brasil na madrugada de quarta-feira (11). Eles saem de Israel em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), previsto para durar 14 horas, direto de Tel Aviv para Brasília.

A primeira aeronave KC-30, da FAB, fez conexão em Roma, capital da Itália. O modelo tem capacidade para até 230 passageiros.

O planejamento compreende o embarque de brasileiros em Tel Aviv. A decolagem deve ocorrer por volta das 12 horas (horário de Brasília). O voo será direto até a Base Aérea de Brasília, onde ocorrerá o desembarque.

A FAB informou que mais quatro aeronaves estão prontas para a missão: dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada; e dois VC-2, cedidos pela Presidência da República, que podem transportar até 38 passageiros cada.

Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, segundo estimativas do Itamaraty, sendo que a maioria está fora da área de conflito.

VÍDEO – Israel x Hamas: Ao menos 9 latino-americanos estão desaparecidos ou foram feitos reféns

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem