O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (31) a lista tríplice de nomes para escolha de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na vaga destinada aos juristas. A nomeação caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A vaga foi aberta com a posse de André Ramos Tavares como integrante titular da Corte eleitoral. Ele foi empossado na noite de terça-feira (30), ao lado do também advogado Floriano de Azevedo Marques.
A lista aprovada é composta pelas advogadas:
* Daniela Borges;
* Edilene Lobo;
* Marilda de Paula Silveira
Daniela Borges é professora e presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia. Edilene Lobo é professora e já prestou serviços ao PT em Minas Gerais. Marilda Silveira já foi assessora Jurídica de ministros e da presidência do TSE.
Cada uma delas recebeu 10 votos, o que significa que houve unanimidade dos ministros do STF a referendar a lista recebida do TSE. Cada ministro do STF votava em três nomes.
A definição sobre a composição do TSE ganhou importância porque será com essa nova configuração que a Corte deverá julgar uma das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que poderá deixá-lo inelegível por oito anos.
Também na semana passada, o ministro Nunes Marques, do STF, foi empossado como integrante titular do TSE. Colega de Supremo, Cármen Lúcia foi eleita na ocasião vice-presidente da Corte eleitoral.
Os ministros efetivos do TSE são: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil