O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, nesta quinta-feira (17), o compartilhamento de cinco inquéritos em tramitação na Corte com os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.
Com isso, deputados e senadores passam a ter acesso a todas as informações das investigações abertas sobre o que ocorreu no início do ano e sobre fake news – o inquérito mais antigo.
O ministro liberou ainda todos os laudos e análises periciais feitos pela Polícia Federal. “Autorizo, igualmente, o compartilhamento das cópias dos laudos e análises periciais já realizados pela Polícia Federal, sobre as gravações ou imagens de câmeras das sedes dos Três Poderes e dos prédios públicos invadidos”, escreveu Moraes.
O conteúdo colhido em celulares dos manifestantes ou realizadas por terceiros também será compartilhado.
A troca de informações atende a um requerimento apresentado no começo das investigações no Congresso Nacional. Assim que os trabalhos foram retomados, após o recesso de julho, a relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), anunciou que havia recebido sinal verde do STF e o material seria liberado.
“Nós fizemos uma solicitação e alguns requerimentos no sentido de fazer o compartilhamento dos dados dos inquéritos do STF e da PF com esta Comissão. O objetivo é exatamente ter acesso a um conjunto de informações que acaba não chegando à CPMI por conta de alguns (inquéritos) ainda estarem em diligência”, afirmou a senadora.
VÍDEO – Bolsonaro pediu para eu assumir autoria de grampo contra Moraes, diz hacker
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”politica” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”6J5upDzZbtQ”
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil