• qui. jan 23rd, 2025

SUS foi prejudicado por estupidez chamada teto de gastos, que haveremos de revogar, diz Lula em discurso de posse

Ouvir notícia

Em seu discurso de posse no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse deverá revogar a regra constitucional que limita os gastos do governo a inflação.

“O SUS é provavelmente a mais democrática das instituições criadas pela Constituição de 1988. Certamente por isso foi a mais perseguida desde então, e foi, também, a mais prejudicada por uma estupidez chamada Teto de Gastos, que haveremos de revogar”, disse no Congresso Nacional na tarde deste domingo (1º).

“Vamos recompor os orçamentos da Saúde para garantir a assistência básica, a Farmácia Popular, promover o acesso à medicina especializada. Vamos recompor os orçamentos da Educação, investir em mais universidades, no ensino técnico, na universalização do acesso à internet, na ampliação das creches e no ensino público em tempo integral. Este é o investimento que verdadeiramente levará ao desenvolvimento do país”.

O presidente pondera, na sequência, que o modelo proposto não desconsidera a responsabilidade fiscal.

“O modelo que propomos, aprovado nas urnas, exige, sim, compromisso com a responsabilidade, a credibilidade e a previsibilidade; e disso não vamos abrir mão. Foi com realismo orçamentário, fiscal e monetário, buscando a estabilidade, controlando a inflação e respeitando contratos que governamos este país”

*Em atualização / publicado por Ligia Tuon

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem