• seg. jan 27th, 2025

Taylor Swift ajuda a impulsionar vendas de vinil no Reino Unido a maior nível desde 1990

dez 28, 2023
Ouvir notícia

As vendas de discos de vinil no Reino Unido aumentaram este ano e atingiram o nível mais alto desde 1990 – com uma pequena ajuda de Taylor Swift.

As vendas de vinil saltaram 11,7% até agora em 2023, para 5,9 milhões de unidades, de acordo com números preliminares divulgados quinta-feira pela British Phonographic Industry, uma associação de gravadoras e gravadoras do Reino Unido.

Isso é mais de quatro vezes o aumento nas vendas em 2022 e marca o 16º ano consecutivo de aumento nas vendas do formato clássico, de acordo com uma análise do BPI de dados do Official Charts, que rastreia as vendas e streams de música no Reino Unido.

Só na semana passada, disse o órgão comercial, os consumidores compraram mais de 250 mil álbuns de vinil, tornando-a a maior semana de vendas deste século.

O álbum “1989 (Taylor’s Version)” de Swift – originalmente lançado em 2014 – vendeu o maior número de cópias até agora este ano, seguido por “Hackney Diamonds”, dos Rolling Stones, e “Did You Know Know There’s A Tunnel Under Ocean Blvd”, de Lana Del Rey. e “Speak Now (versão de Taylor)” de Swift.

O aumento nas vendas de vinil ocorre num momento em que o mercado de música física – que inclui discos de vinil, CDs e fitas cassete – continua a crescer, mesmo que serviços de streaming como Spotify e Apple Music mantenham o seu domínio no mercado musical em geral.

Nos Estados Unidos, as vendas de música física durante o primeiro semestre de 2023 atingiram o nível mais alto em 11 anos, de acordo com a Recording Industry Association of America.

Ainda assim, os serviços de streaming representaram 84% das receitas totais das vendas de música gravada durante o mesmo período de seis meses, disse a RIAA, sendo as assinaturas pagas o “mais forte impulsionador” do crescimento das receitas.

No Reino Unido, 80% da música gravada é ouvida em plataformas de streaming, segundo o BPI. “Liderado pelo vinil, o ressurgimento dos produtos físicos sublinha a resiliência do mercado musical do Reino Unido numa altura em que o consumo de streaming continua a atingir níveis recorde”, disse Jo Twist, presidente-executivo do BPI, num comunicado.

Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem