A passagem de uma frente fria, que gerou um sistema de baixa pressão, provocou fortes chuvas no litoral de São Paulo entre sábado (18) e domingo (19).
A massa de ar se concentrou na região do Litoral Norte e Baixada Santista gerando acumulados elevados de chuvas. A tendência é que essa massa de ar se desloque para o litoral sul sentido Paraná, com acumulados podendo chegar a mais de 100 mm em Itanhaém e Peruíbe.
Veja, os maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim mais recente do governo do estado de São Paulo:
- Bertioga: 683 mm
- São Sebastião: 627 mm
- Guarujá: 395 mm
- Ilhabela: 337 mm
- Ubatuba: 335 mm
- Caraguatatuba: 234 mm
- Santos: 232 mm
- Praia Grande: 209 mm
- São Vicente: 194 mm
- Cubatão: 117 mm
- Mongaguá: 112 mm
- Peruíbe: 98 mm
- Itanhaém: 94 mm
Alerta
Na quinta-feira (16), a Defesa Civil de São Paulo divulgou um novo alerta, com vigência até este domingo (19), com previsão de chuvas intensas para regiões do estado. O informe destacou atenção para o Litoral Norte.
As fortes chuvas deslocaram grande quantidade de lama, pedras, troncos, galhos, entre outros materiais que reduzem a vazão da água tratada nas estações. As equipes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) atuam no restabelecimento dos sistemas desde a madrugada.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil montou um comitê de gerenciamento das ações de atendimento aos desabrigados e desalojados pelas chuvas.
Equipes da Defesa Civil Estadual já estão no local e em deslocamento para o município de São Sebastião, que declarou calamidade pública. Caminhões da Defesa Civil com colchões, cobertores, kits de limpeza e cestas básicas estão sendo abastecidos para o atendimento aos municípios.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil