O economista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Nelson Marconi defendeu, em entrevista à CNN neste domingo (27), que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva abra logo o debate sobre quais poderiam ser as alterações na criação de um novo arcabouço fiscal no lugar da atual regra do teto de gastos.
Marconi também defendeu que Lula não demore a apresentar o nome de seu ministro da Fazenda e a formação de sua equipe econômica, o que tem sido postergado pelo petista.
“Quando o governo eleito propõe só uma PEC para excetuar o teto (…), mas não deixa claro qual vai ser esse novo regime fiscal, a insegurança é muito grande em relação ao cenário fiscal”, disse.
“O certo seria ele já começar a colocar qual seria a nova regra, colocar em discussão. Ele teria muito mais facilidade para aprovar a PEC da Transição“.”
Para Marconi, é necessário pensar em um novo arcabouço fiscal que seja mais amplo do que o atual teto de gastos, contemplando outros indicadores das contas públicas que não apenas as despesas, como o nível da dívida.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil