O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, deputado federal José Guimarães, declarou, nesta terça-feira (15), em entrevista à CNN, que o texto final da PEC da Transição será revelado na próxima quinta-feira (17).
Guimarães explica que a apresentação não poderia ser feita sem antes ser realizado um acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o relator-geral do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI); e o presidente da Comissão Mista de Orçamento de Deputado Celso Sabino (União Brasil-PA).
“Acredito que evidentemente, salvo melhor juízo, na próxima quinta-feira. Porque o país já está esperando, de certa forma, alguns dias, para o conhecimento do texto final. Nós não podemos soltar nenhum texto sem o acordo prévio de toda a sua inteireza com os dois presidentes, da Câmara e do Senado, o relator-geral do Orçamento e o presidente da Comissão Mista de Orçamento”, explicou Guimarães.
“Tudo está sendo tratado com muito cuidado. O momento é muito sensível. Teve uma nova eleição. Não há novidade, porque o Lula foi eleito. Aliás, os dois candidatos defendiam essa mesma tese. E nós não temos orçamento para bancar as primeiras medidas emergenciais que desrespeito a vida do povo. Por isso a construção está sendo feita. Eu considero que todos os presidentes, especialmente o da Câmara, onde eu participo, está muito disposto a colaborar nesse momento importante”, continua.
O fundador do Solidariedade Jefferson Coriteac, que integra o conselho político da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou à CNN acreditar que a PEC da Transição deverá ser aprovada pelo Congresso, apesar das dificuldades. Ele cita o valor de R$ 170 bilhões para a proposta.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil