A revista americana “Time” divulgou nesta terça-feira (23) a lista dos eleitos como Líderes da Próxima Geração pela publicação com o brasileiro Renê Silva entre seus dez nomes. O jornalista carioca de 28 anos é o criador do “Voz das Comunidades”, jornal e portal de notícias sobre as comunidades da região do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.
De acordo com a publicação, em 2005 o jovem, que ainda era uma criança de 11 anos, convenceu seu professores de sua escola no complexo a deixá-lo entrar no jornal estudantil. Em pouco tempo já estava com o próprio jornal e recrutando outras crianças para trabalharem com ele.
Renê disse para a publicação que “olhava os papéis e não via a favela que eu conhecia representada”.
“A mídia só falava de narcotráfico, violência, morte, então quem vem de fora acha que é só isso”, completou para a revista.
Reconhecida como uma ONG, a “Voz das Comunidades” tem 35 funcionários que fazem cobertura jornalística de assuntos como cultura, política, esportes, educação e falta de atuação do Estado nas comunidades, de acordo com a “Time”.
Para a revista, Renê afirmou que é otimista com a jornada que ele deu início ainda criança e com o próximo governo federal. Ele diz pretender expandir a ONG com realização de workshops em escolas públicas de todo país para que, assim como aconteceu com ele, crianças se inspirem a ter seus próprios projetos.
Em seu perfil no Twitter, Renê agradeceu a publicação.
Thank you @ciaraCnugent for share my trajectory with the world! I’m so glad to be part of this @TIME list! #NextGenerationLeaders
foto do brabo https://t.co/W8JdyTHAfv pic.twitter.com/ui8DOaFcKn
— Rene Silva (@eurenesilva) May 23, 2023
(Publicado por Carolina Farias)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil