• sex. jan 24th, 2025

Titanic, profundezas do oceano e tempestades; confira lista de documentários

jun 22, 2023
Ouvir notícia

As buscas pelo submarino da OceanGate Expeditions que transportava cinco turistas e pesquisadores para ver os restos do Titanic, que naufragou em 1912, e desapareceu na manhã do último domingo, 18, entre a costa dos Estados Unidos e do Canadá, segue sendo realizada por equipes de busca dos dois países.

James Cameron, além de ser o responsável por trazer para as telas de cinema, em 1998, o filme “Titanic“, baseado no naufrágio da embarcação, também explorou os restos da do navio 33 vezes.

Inclusive, o cineasta é responsável pelo documentário “Fantasmas do Abismo“, lançado em 2003 e que está disponível na Netflix. Nele, o diretor e o ator Bill Paxton, que viveu o explorador Brock Lovett no longa, exploram as ruínas e destroços da embarcação. Cientistas, historiadores e outros cineastas contribuem para esclarecer curiosidades sobre o navio.

Já em 2014, Cameron juntou-se com a oceanógrafa Sylvia Erle para produzir o documentário “Mission Blue“, que mostrava a luta contra a pesca abusiva e o despejo irregular de resíduos tóxicos nos mares. O filme concorreu e ganhou um Emmy no ano seguinte, na categoria Notícias e Documentário. Ele também está disponível na Netflix.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”entretenimento” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”B1wp2MQCsfQ”

Para assistir na Disney+, James Cameron esteve ao lado do também cineasta israelense-canadense Simcha Jacobovici com “Atlântida – A Cidade Perdida” (2017). O longo documental mostra a jornada em busca da lendária cidade perdida de Atlântida. A dupla usou como base o trabalho do filósofo Platão, do século IV A.C., como um mapa do tesouro para explorar os mares.

Outras produções que abordaram a história do Titanic são “No Coração do Naufrágio” (2022), disponível no Discovery+ e Apple TV, em um dos episódios da série “Inexplicável” (2020), do History Channel, com William Shatner, o capitão Kirk, de “Star Trek”, disponível gratuitamente no YouTube, e “De Volta ao Titanic” (2020), para assistir no Disney+.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”entretenimento” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”ZBQT7tqwAY4″

Outros documentários sobre os mistérios do fundo do mar

Na Disney+ e Apple TV, é possível assistir a série documental da National Geographic Channel, “Segredos do Fundo do Mar” (2018), que revela segredos perdidos nos oceanos graças à tecnologia inovadora, fotografias e conhecimento de arqueólogos marinhos. É explorado também cidades submersas, naufrágios e outras curiosidades das profundezas do mar – que oferecem novas ideias sobre a história da civilização humana e da Terra.

Gathering Storm” (2020), outra série documental produzida também pelo National Geographic, está disponível na Disney+ e Prime Video. Os seis episódios mostram as tempestades mais violentas do planeta por meio da experiência de quem trabalha no mar em navios e plataformas de petróleo.

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”entretenimento” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”TMa9GW8BEyA”

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem