Os quatro astronautas que compõem a equipe Crew-5 a bordo da Estação Espacial Internacional voltaram para casa no sábado (11) após cinco meses no espaço, pousando no Golfo do México.
Os navios de resgate aguardavam a chegada da equipe, prontos para retirar a cápsula do oceano e permitir o desembarque da tripulação, dando aos astronautas a primeira lufada de ar fresco em quase 160 dias.
Os quatro tripulantes – os astronautas da Nasa Nicole Mann e Josh Cassada, o astronauta Koichi Wakata da JAXA ( Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), e a cosmonauta Anna Kikina da agência espacial russa Roscosmos – chegaram à estação espacial a bordo de uma cápsula SpaceX Crew Dragon em outubro passado.
Eles passaram os últimos meses realizando experimentos de pesquisa e acompanhando a manutenção do laboratório orbital de duas décadas. E nos poucos dias que antecederam a partida, os astronautas do Crew-5 passaram as operações para a equipe do Crew-6, que chegou à estação espacial em 3 de março.
Conheça equipe
Mann, um membro registrado da tribo Wailacki da reserva de Round Valley, tornou-se a primeira mulher nativa americana a entrar em órbita. Como os outros astronautas, ela dedicou tempo em sua jornada de divulgação pública, parte da qual se concentrou em inspirar crianças indígenas.
Durante um evento de divulgação em novembro de 2022, Mann exibiu um apanhador de sonhos – um totem tradicional para os nativos americanos destinado a afastar pesadelos – que ela levou consigo para a estação espacial.
“Tenho muito orgulho de representar os nativos americanos e minha herança”, disse Mann aos repórteres antes do lançamento.
“Acho importante celebrar nossa diversidade e também perceber o quanto é importante quando colaboramos e nos unimos, as incríveis realizações que podemos ter”.
A participação de Kikina neste voo ocorreu como parte de um acordo de compartilhamento de viagens entre a Nasa e a Roscosmos em julho de 2022.
Apesar das tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e a Rússia à medida que a guerra na Ucrânia aumentava, a Nasa disse repetidamente que sua parceria com a Roscosmos é vital para continuando as operações da estação espacial e as valiosas pesquisas científicas realizadas a bordo.
A viagem marcou a primeira viagem ao espaço para Mann, Cassada e Kikina. Wakata voou anteriormente em voos de ônibus espaciais da NASA e na espaçonave Soyuz da Rússia. Esta viagem foi a quinta missão espacial do astronauta japonês.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil