Soldados russos estão impedindo que funcionários da usina nuclear ocupada de Zaporizhzhia evacuem uma cidade próxima da linha de frente com suas famílias, disseram militares da Ucrânia nesta quarta-feira (10).
“Em Enerhodar, os ocupantes russos organizaram a chamada ‘evacuação’ para familiares dos funcionários da central nuclear de Zaporizhzhia – mas os funcionários da usina não estão autorizados a deixar a cidade”, disse o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia em um comunicado.
As autoridades apoiadas pela Rússia ordenaram a evacuação de milhares de civis ao longo da frente sul, à medida que uma contraofensiva ucraniana se aproxima.
Enerhodar, onde vive a maioria dos funcionários da usina nuclear, estava entre os 18 assentamentos cujos moradores foram evacuados no fim de semana.
Os evacuados foram transferidos para centros recreativos e hotéis nas cidades de Berdiansk e Kyrylivka, no sul, enquanto outros foram levados para a região russa de Rostov, disseram os militares ucranianos.
A usina de Zaporizhzhia é a maior usina nuclear da Europa e está sob controle das forças russas desde o início da invasão do ano passado. É operado principalmente por uma força de trabalho ucraniana.
A posição da planta na linha de frente significa que bombardeios nas cidades vizinhas e perto da instalação são comuns.
O órgão de vigilância nuclear da ONU voltou a levantar preocupações no início desta semana sobre a segurança na usina, descrevendo a situação como sendo “cada vez mais imprevisível”.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil