• qua. jan 22nd, 2025

Trump diz que guerra civil dos EUA poderia ter sido evitada com negociações

O ex-presidente Donald Trump sugeriu no sábado (6) que a Guerra Civil poderia ter sido evitada por meio de “negociações”, argumentando que a luta para acabar com a escravidão nos EUA foi desnecessária e que Abraham Lincoln deveria ter feito mais para evitar o derramamento de sangue.

“Foram cometidos muitos erros. Para ser sincero, acho que havia algo que poderia ter sido negociado”, disse Trump em um evento de campanha em Newton, Iowa.

Ele acrescentou: “Acho que isso poderia ter sido negociado. Todas as pessoas morreram. Tantas pessoas morreram”.

Os comentários do ex-presidente foram feitos pouco mais de uma semana antes das primeiras escolhas nas primárias da nação em Iowa, onde ele tem uma vantagem significativa nas pesquisas sobre seus rivais mais próximos, o governador da Flórida Ron DeSantis e a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley.

A Guerra Civil surgiu como um ponto de discussão improvável na trilha das primárias do Partido Republicano. Mais de uma semana antes dos comentários de Trump, Haley respondeu a uma pergunta sobre a causa da Guerra Civil sem mencionar a escravidão — a força motriz por trás da guerra.

Desde então, ela retrocedeu, dizendo várias vezes que achava que o fato era óbvio.

Os comentários de Trump não foram feitos em resposta ou referência aos comentários de Haley.

De fato, houve uma série de esforços antes do início da Guerra Civil para fechar um acordo para salvar a União. Mas o futuro da escravidão no Sul não pôde ser resolvido por meio de um acordo e a nação entrou em guerra consigo mesma. Trump não disse como teria evitado o conflito, que ele também chamou de “tão horrível, mas tão fascinante”.

Trump disse que “foi, não sei, simplesmente diferente. Eu simplesmente acho isso — me sinto muito atraído por ver isso”.

Após descrever os ferimentos sofridos pelos soldados no campo de batalha, Trump disse: “Não há nada de bom nisso”, acrescentando que a guerra foi “difícil para o nosso país”.

Ele também sugeriu que Lincoln não teria o mesmo prestígio histórico “se tivesse negociado”.

A ex-deputada do Partido Republicano Liz Cheney criticou a opinião de Trump nas mídias sociais, perguntando como os republicanos que apoiaram o ex-presidente podem “defender isso?”.

“Qual parte da Guerra Civil ‘poderia ter sido negociada’? A parte da escravidão? A parte da secessão? Se Lincoln deveria ter preservado a União?”, escreveu Cheney.

Ela rebateu: “Pergunta para os membros do Partido Republicano — o partido de Lincoln — que apoiaram Donald Trump: Como vocês podem defender isso?”.

Tradicionalmente, os republicanos modernos apontam Lincoln como um herói — um herói republicano — por seu papel na preservação da União quando o Sul procurou sair do rebanho em vez de acabar com a escravidão.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem