As defesas aéreas ucranianas destruíram 29 dos 31 drones Shahed fabricados no Irã e lançados em Kiev pela Rússia nesta terça-feira (30), informou a Força Aérea da Ucrânia.
“Quase todos os drones foram destruídos nos arredores da capital e no céu de Kiev”, disse a Força Aérea Ucraniana.
Uma pessoa foi morta no bombardeio, o 17º ataque aéreo lançado pelas forças russas em Kiev apenas neste mês, disseram autoridades anteriormente.
Quatro pessoas ficaram feridas por estilhaços, de acordo com o chefe da polícia de Kiev, Andrii Nebytov, e houve 50 relatos de danos a casas, propriedades comerciais e carros.
“A polícia está registrando todos os crimes do exército russo, pelos quais eles definitivamente serão responsabilizados”, escreveu Nebytov.
Relatórios anteriores de autoridades ucranianas disseram que 20 drones foram abatidos durante a noite.
Sanções ao Irã
A Ucrânia impôs novas sanções ao Irã por um período de 50 anos em resposta ao que Kiev vê como o papel de Teerã no fornecimento de armas a Moscou.
A medida, anunciada pelo parlamento da Ucrânia em um post do Telegram na terça-feira (30), inclui a proibição das exportações de “bens militares e de uso duplo” para o Irã e a “suspensão das obrigações econômicas e financeiras em favor dos residentes do Irã”.
As sanções também proíbem o trânsito de mercadorias iranianas pela Ucrânia e impedem que aeronaves iranianas sobrevoem o espaço aéreo ucraniano.
A Rússia intensificou os ataques à capital da Ucrânia, Kiev, neste mês, com drones Shahed fabricados no Irã, resultando na destruição de infraestrutura e mortes de civis.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil