A Ucrânia está finalizando os preparativos para uma contraofensiva contra as forças russas e está amplamente pronta para prosseguir, disse o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, nesta sexta-feira (28).
“Assim que houver a vontade de Deus, o clima e uma decisão dos comandantes, faremos isso”, disse ele em uma coletiva de imprensa virtual.
Reznikov não deu data para o início da contraofensiva, mas disse: “Globalmente falando, estamos em uma alta porcentagem prontos.”
Kiev espera que sua contraofensiva planejada mude a dinâmica da guerra que se alastra desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, 14 meses atrás.
A Rússia detém faixas de território ucraniano no leste, sul e sudeste. Os militares da Ucrânia disseram em seu último relatório diário sobre a guerra que Bakhmut, uma pequena cidade no leste, continua sendo o foco dos combates.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse esta semana que os aliados e parceiros estrangeiros de Kiev entregaram quase todos os veículos de combate prometidos à Ucrânia.
Reznikov disse que a Ucrânia recebeu muitos equipamentos modernos, incluindo armas que serviriam como um “punho de ferro”, e que o treinamento em alguns equipamentos ocidentais continua.
Milhares de soldados ucranianos estão treinando no Ocidente para usar diferentes meios militares no campo de batalha de forma combinada.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil