As vendas do varejo apresentaram queda de 0,3% em maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. É o que mostra o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
De acordo com divulgação da Cielo, essa foi a primeira queda mensal registrada neste ano.
O resultado negativo foi puxado pelo macrossetor de bens duráveis e semiduráveis, que recuou 4,9% no período.
Enquanto o macrossetor de serviços não apresentou variação em maio, bens não duráveis avançou 1,8% — puxado especialmente por supermercados e drogarias.
No recorte por regiões, o Nordeste apresentou o maior recuo (-1,2%), seguido pelo Sudeste (-0,6%) e Centro-Oeste (-0,2%). O Sul (1,9%) e o Norte (0,2%) avançaram no período.
O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, conforme as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
Eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
Já o ICVA nominal é um recorte do índice geral visando informar ainda nos primeiros dias de cada mês a performance do varejo no Brasil em termos nominais (sem descontar a inflação).
Publicado por Danilo Moliterno.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil