O gabinete do primeiro-ministro israelense e o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas — que representa os familiares dos detidos pelo Hamas — divulgaram os nomes e idades de todos os 13 reféns israelenses libertados nesta noite de sábado (25), após uma trégua entre Israel e o Hamas:
- Shoshan Haran, 67
- Shiri Weiss, 53
- Sharon Avigdori, 52
- Adi Shoham, 38 anos
- Maya Regev, 21 anos
- Noga Weiss, 18 anos
- Noam Ou, 17
- Alma Ou, 13
- Hila Rotem, 13
- Noam Avigdori, 12 anos
- Emily Mão, 9
- Naveh Shoham, 8
- Yahel Shoham, 3
Dror Or, pai de Noam e Alma Or, ainda está detido pelo grupo radical islâmico Hamas na Faixa de Gaza, segundo autoridades israelenses. Yonat Or, mãe das crianças e esposa de Dror, foi morta em 7 de outubro.
Raaya Rotem, a mãe de Hila Rotem, também continua detida em Gaza.
Os outros quatro reféns não listados pelas autoridades israelenses são cidadãos tailandeses.
Segundo grupo liberado
Após um impasse neste sábado, o Hamas libertou 13 reféns israelenses e quatro estrangeiros, de acordo com o Catar. O grupo de 17 pessoas já chegou em Israel, afirmou o governo.
A libertação dos reféns ocorre após o impasse entre o Hamas e Israel acerca do fornecimento de ajuda humanitária ao norte de Gaza ter sido resolvido pela mediação do Catar e do Egito.
A libertação de reféns foi retomada depois que Israel e Hamas resolveram impasses e disputas sobre termos foram acertadas, afirmou o Catar neste sábado (25). O Hamas havia adiado a entrega do segundo grupo de reféns nesta manhã depois de acusar Israel de impedir a entrada de ajuda humanitária entre na Faixa de Gaza.
A medida ocorre em meio a um acordo entre Israel e Hamas, que prevê uma trégua de quatro dias nos combates, em Gaza.
Outros 24 reféns haviam sido liberados pelo Hamas nesta sexta-feira (24). Em troca, o governo israelense soltou 39 prisioneiros palestinos, de acordo com o Serviço Prisional de Israel.
O grupo foi solto após 49 dias de cativeiro e foram recebidos por uma multidão de israelenses.
Os palestinos libertados das prisões israelenses também foram recebidos com celebrações ao retornarem às suas cidades e vilarejos natais em Jerusalém e na Cisjordânia.
Veja também: Segundo grupo de reféns libertados pelo Hamas já está em Israel
*Com informações da CNN Internacional
Publicado por Mateus Cerqueira
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil