O Palácio de Buckingham revelou detalhes sobre alguns dos itens históricos que o Rei Charles III usou em sua cerimônia de coroação neste sábado (6).
Entre os itens estão peças usadas anteriormente por sua mãe e seu avô em suas coroações.
O monarca britânico usou um casaco com mangas de tecido dourado, conhecido como “Supertúnica”, e o “Manto Imperial”, uma túnica dourada de estilo sacerdotal, tecida com fios coloridos.
Os itens foram usados por sua mãe, a rainha Elizabeth II, para sua própria coroação em 1953. Ambos são exibidos na Torre de Londres.
Essas são apenas algumas das peças que compõem as vestes usadas durante a cerimônia na Abadia de Westminster.
“Existe uma tradição muito longa de reutilizar essas duas peças, e é isso que lhes dá seu incrível simbolismo e, é claro, seu grande significado e lugar na história”, disse à CNN Caroline de Guitaut, vice-inspetora das obras de arte do rei para o Royal Collection Trust.
O visual completo
A “supertúnica” foi feita em 1911 para a coroação do rei George V e mais tarde foi usada pelo rei George VI em sua coroação em 1937.
O casaco bordado cumprido será preso na cintura com um “cinto de espada da coroação”. Este cinto é feito de tecido dourado e bordado com fios de ouro. Forrado em seda vermelha escura, possui fivela e clipe dourados usados para prender a joia “Espada da Oferenda”, apresentada ao monarca durante a cerimônia.
Usado sobre a Supertúnica está o grande manto dourado chamado Manto Imperial, que foi feito para a coroação do rei George IV, em 1821, e foi reutilizado pelos monarcas britânicos desde então.
A peça é colocada sobre os ombros do soberano e arrastado no chão nas laterais e nas costas. Seus detalhes incluem emblemas de coroas e flores-de-lis, além de rosas coloridas, cardos e trevos.
Quando se trata de acessórios, o rei Charles também terá uma “Manopla da Coroação” — uma elegante luva de couro branco, bordada com emblemas nacionais, incluindo a rosa Tudor, cardo, trevo, folhas de carvalho e bolotas.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil