• qui. jan 23rd, 2025

Veja os números de Keylor Navas com a seleção da Costa Rica

Ouvir notícia

Keylor Navas é o jogador de futebol internacional mais destacado da época na Costa Rica. A sua experiência em clubes internacionais é importante: desde o Albacete no Espanhol, passando pelo Real Madrid e agora no Paris Saint-German.

Os “ticos” têm a sua experiência como carta de apresentação para a Copa do Mundo do Catar.

Navas, de 35 anos, irá à Costa Rica disputar sua terceira Copa do Mundo consecutiva. Com suas defesas históricas e sua precisão para fazer o gol, Navas foi fundamental para a classificação da seleção costarriquenha para a Copa do Mundo no Catar, e agora vai buscar travar os gols de Espanha, Alemanha e Japão no Grupo E do Qatar 2022, talvez o grupo de até a morte.

“Na fase de qualificação, o que aconteceu entre Joel Campbell e Keylor Navas foi gigantesco”, disse à CNN a comentarista esportiva costarriquenha Monica Malavassi.

“Dou mais de 50% do crédito por ter sido classificado por esses dois jogadores. Ou seja, muito (da classificação) recai sobre as atuações de Joel e Keylor Navas.”

A FIFA o reconhece como o “líder” de um time histórico neste país: “Sem grandes erros em seu jogo, ele é um goleiro completo que entrega em todas as áreas. Na presença de Keylor, ele sempre dá outra vida à Costa Rica, capaz de fazer várias defesas impossíveis no mesmo jogo”, diz a página da Fifa sobre o goleiro.

Números de Navas com a seleção

Jogos pela seleção nacional: 107
Ano de estreia pela seleção principal: 2008
Gols sofridos: 107
Jogos sem gols sofridos: 41

Títulos

4 Liga dos Campeões — Real Madrid (2016-2018)
4 Mundial de Clubes — Real Madrid (2014, 2016, 2017 e 2018)
2 Participações em Mundiais com a Costa Rica (2014; 2018)
5 Títulos Nacionais com o Paris Saint-Germán (2019 -2022)
5 títulos nacionais com o clube Saprisa da Costa Rica (2008-2010)

A passagem de Keylor Navas pela seleção da Costa Rica

O goleiro, que iniciou sua trajetória como internacional pela Costa Rica em 2008, aos 21 anos, já disputou 107 partidas pela seleção, onde relembra a brilhante apresentação que teve na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, que é historicamente o melhor resultado dos Ticos em um Mundial: lá chegaram às quartas de final, com atuação histórica de Navas. Lá estavam os “matadores de gigantes”.

Foi assim que a FIFA o lembrou:

Naquela Copa do Mundo foi classificado como um dos 10 melhores goleiros com menos gols marcados. Com as duas defesas, a Costa Rica passou da fase de grupos vencendo Uruguai e Itália, e empatando em 0 a 0 com a Inglaterra.

Navas terminou a Copa do Mundo de 2014 no Brasil como o goleiro com menos gols marcados, com apenas dois gols em cinco jogos e aproveitamento de 91,3%, embora a luva de ouro tenha permanecido nas mãos de Manuel Neuer, campeão com a Alemanha.

Nas oitavas de final, Navas teve que se destacar na cobrança de pênalti contra a Grécia. Lá, uma defesa de Theofanis Gekas valeu-lhe a passagem para as quartas de final.

No último jogo, que disputou contra a Holanda, o tempo de jogo havia terminado com um empate sem gols, com atuação espetacular do goleiro costarriquenho que, auxiliado pelas traves e alguns de seus zagueiros, conseguiu aguentar até o fim do jogo para uma disputa de pênaltis. Parecia que a Copa do Mundo no Brasil não queria se despedir do time que surpreendeu o mundo. Mas, no final, defesas do goleiro holandês Jasper Cillessen deixaram a Costa Rica fora da Copa.

“A Copa do Mundo foi algo muito bom para mim e para o povo da Costa Rica; jogar com grandes seleções e todo o clima que uma Copa do Mundo merece faz você melhorar”, disse o Tico, que diz se sentir “melhor no campo, futebol e equipe”.

“A campanha em solo brasileiro em 2014 não pode ser explicada sem as intervenções divinas de Keylor Navas, grande figura da seleção e um dos principais nomes da Copa do Mundo”, escreveu a FIFA sobre o costarriquenho. “Sua atuação foi tão boa que o poderoso Real Madrid decidiu contratá-lo após o torneio e Keylor se tornou um dos heróis de um time que conquistou três Champions consecutivas.”

Ele é o único goleiro a vencer após Ligas dos Campeões consecutivas.

Com Navas, a Costa Rica busca repetir o feito do Brasileirão 2014, no Catar.

“Com homens com muita experiência, mas obviamente comandados por um homem de muita confiança e acima de tudo que dá muita segurança, atrás como Keylor Navas”, disse à CNN Melissa Alvarado, comentarista esportiva da Costa Rica. “Voltamos a ser exatamente o mesmo com Keylor Navas em uma Copa do Mundo: esperando o melhor dele.”

E embora ele seja talvez o jogador mais velho, junto com o meio-campista Bryan Ruiz, “a idade não importa tanto porque vimos goleiros mais velhos jogarem bem”, disse Melissa Alvarado sobre a idade de Navas.

Por enquanto, com Navas brilhando na Europa mesmo não sendo mais titular do PSG, os costarriquenhos torcem para que ele, com seu caráter e personalidade, os leve ao ápice da glória futebolística ao liderar a resistência contra os melhores atacantes do mundo nesta que provavelmente será sua última Copa do Mundo.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem