• qui. jan 23rd, 2025

Veja quais brasileiros ganharam o Grammy Latino 2023

nov 16, 2023
Ouvir notícia

O Grammy Latino 2023 premiou diversos artistas e discos da indústria fonográfica latina na tarde deste quinta-feira (16). Entre as categorias de artistas brasileiros, ganharam nomes como Marília Mendonça e Tiago Iorc.

A 24ª edição da premiação está sendo transmitida ao vivo a partir do Centro de Exposições e Conferências (FIBES), em Sevilha, na Espanha. Nesta edição, a premiação também terá apresentadores brasileiros: Anitta e Tiago Iorc.

O Grammy Latino possui categorias específicas para músicas em português: Melhor Álbum de Pop Contemporâneo; Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa; Melhor Álbum de Música de Raízes; Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa; Melhor Canção; Melhor Álbum de Música Sertaneja; Melhor Álbum de Samba/Pagode; Melhor Álbum de Música Popular Brasileira; e Melhor Álbum de Música Cristã.

Confira a lista de brasileiros que ganharam o Grammy Latino 2023:

  • Marília Mendonça levou a categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”

Marília Mendonça recebeu a homenagem póstuma na edição deste ano do Grammy. O prêmio foi dado para o disco “Descobertas Reais”, lançado em maio de 2023.

  • “Melhor Canção em Língua Portuguesa” vai para parceria de Tiago Iorc

O cantor Tiago Iorc ganhou a categoria por “Tudo O Que A Fé Pode Tocar”, parceria com Duda Rodrigues. Na categoria, também disputaram “Algoritmo íntimo”, de Criolo e Ney Matogrosso; “Do Acaso”, de Alice Caymmi com Chico César; “Num Mundo de Paz”, de Djavan; e “Que Tal Um Samba?”, de Chico Buarque.

  • Xênia França ganhou “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”

A cantora Xênia França levou a categoria com o disco “Em Nome da Estrela”. Esse é o terceiro álbum da cantora baiana, lançado em 2022 e sucessor do disco “Xenia”. Ao subir ao palco, ela agradeceu em espanhol e dedicou o prêmio ao universo, à Deus, aos orixás Exu e Oxum, e para sua família.

  • Gaby Amarantos ganhou “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”

A cantora paraense levou a categoria com seu disco “TecnoShow”. Ao agradecer o prêmio, ela reforçou que é uma artista da floresta amazônica do Brasil e que faz música da periferia do Pará. “É minha terceira nomeação e agora recebo com muita alegria, muita honra… recebendo e reconhecendo essa música como música de raízes brasileiras. Viva o tecnobrega, viva o tecnobrega, viva a música brasileira produzida no Pará!”, dise.

Nesta categoria, também concorriam “Raiz”, do João Gomes; “Elba Ramalho No Maior São João do Mundo”, de Elba Ramalho; “Do Amanhã Nada Sei”, de Almir Sater; “Erva Doce”, de Gabriel Sater; e “Portuguesa”, de Carminho.

[Essa matéria será atualizada ao longo da premiação]

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem