A Argentina se prepara para a cerimônia de posse do presidente eleito Javier Milei neste domingo (10). O evento marca a passagem de bastão de Alberto Fernández ao ultradireitista.
Ao longo da campanha eleitoral, o líder do partido La Libertad Avanza fez declarações controversas sobre alguns líderes mundiais, incluindo o presidente Lula, a quem descreveu como um “comunista”.
Em mais de uma ocasião, Milei também falou sobre as alianças internacionais do seu governo, limitando-as aos Estados Unidos e a Israel.
Agora, com a posse, o ultradireitista suavizou o tom.
Veja a lista de líderes confirmados:
Luis Lacalle Pou, Uruguai
O presidente do Uruguai é um dos líderes que confirmou presença neste domingo (10). Lacalle Pou viajará a Buenos Aires neste sábado (09), segundo a comunicação da Presidência.
Saludo al presidente electo @JMilei. Tenemos mucho para trabajar en conjunto y para mejorar nuestras relaciones bilaterales.
— Luis Lacalle Pou (@LuisLacallePou) November 20, 2023
Gabriel Boric, Chile
A presença de Gabriel Boric foi confirmada na semana passada pela ministra da Secretaria-Geral de Governo, Camila Vallejo. “A decisão foi tomada, o presidente representa o Estado do Chile e, como sempre foi feito, estará presente”, disse Vallejo.
“É um padrão que o presidente tem para todos os casos: construir e fortalecer as relações diplomáticas do Estado com todos os países, independentemente de estarmos ou não aliados a um determinado governo”, afirma a secretária-geral.
Santiago Peña, Paraguai
Santiago Peña será um dos líderes presentes na cerimônia, conforme confirmou o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano. “O presidente Peña aceitou o convite do presidente Javier Milei para participar da cerimônia de posse no dia 10 de dezembro em Buenos Aires”, disse Lezcano a uma mídia local.
Saludo en nombre del pueblo paraguayo al pueblo hermano argentino, por una ejemplar jornada electoral. Felicito a @JMilei por su victoria y ofrezco la mano cordial y fraternal del Paraguay para fortalecer las relaciones entre nuestros países. Al gran pueblo argentino ¡salud!
— Santiago Peña (@SantiPenap) November 20, 2023
Daniel Noboa, Equador
O recém-eleito Daniel Noboa também estará presente na cerimônia deste domingo (10), conforme confirmado à CNN pela Secretaria-Geral de Comunicação da Presidência (SECOM).
Viktor Orbán, Hungria
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, foi um dos que confirmou presença no domingo (10), por meio de uma mensagem no X (antigo Twitter). “Recentemente conversei com Javier Milei e o parabenizei pela sua impressionante vitória nas eleições presidenciais argentinas. Estou ansioso para começar a trabalhar com um verdadeiro patriota! Vejo vocês na posse em Buenos Aires”, diz a postagem.
I recently phoned President @JMilei to congratulate him on his astounding victory at the Argentinian presidential election. Looking forward to working together with a true #patriot! See you at the inauguration in Buenos Aires.
— Orbán Viktor (@PM_ViktorOrban) November 25, 2023
Renato Florentino Pineda, Honduras
O vice-presidente de Honduras viajará a Buenos Aires em nome da presidente Xiomara Castro, segundo um comunicado da presidência.
Rei Felipe VI da Espanha
A presença do monarca espanhol, Felipe VI, foi confirmada na semana passada, segundo a agência de notícias Télam.
Outras figuras políticas que vão participar na cerimónia:
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil
Bolsonaro é um dos que mais comemorou com a vitória do ultradireitista. O deputado Eduardo Bolsonaro, viajou ao país durante o primeiro turno das eleições, para acompanhar Milei, enquanto aguardava o resultado das urnas.
No dia 20 de novembro, após a vitória no segundo turno, Jair Bolsonaro escreveu em sua conta no X (antigo Twitter): “Recebi um telefonema de Javier Milei, no qual o parabenizei pela vitória, ao mesmo tempo em que fui convidado para a posse. Hoje a Argentina representa muito para todos aqueles que amam a democracia e respiram liberdade”.
Na terça-feira (05), o ex-presidente fez um pedido ao Supremo Tribunal Federal para viajar à Argentina. “Diante das investigações em curso e com profundo respeito por este Tribunal, o peticionário dirige-se aos autos para informar que estará temporariamente ausente do país no período compreendido entre 7 e 11 de dezembro”, diz o documento. Este é um processo formal necessário dadas as investigações que estão sendo realizadas contra Bolsonaro.
Santiago Abascal, presidente da VOX
Felicidades querido @JMilei por tu gran victoria en las elecciones presidenciales argentinas.
Hoy se abre un camino de futuro y esperanza para los argentinos y toda Iberoamérica que celebramos en España con especial alegría.
¡Viva España, viva Argentina, vivan libres de… pic.twitter.com/4XOCkvat5j
— Santiago Abascal 🇪🇸 (@Santi_ABASCAL) November 19, 2023
O presidente do partido espanhol de extrema-direita VOX, Santiago Abascal, também foi convidado para a cerimónia de domingo (10), segundo vários jornais espanhóis. Nesta quarta-feira (06), a área de imprensa da Fundação Disenso, que organiza a viagem da delegação, confirmou à CNN que Abascal irá para Buenos Aires.
Abascal foi um dos primeiros líderes políticos a parabenizar Milei pela vitória, com uma mensagem no dia 19 de novembro acompanhada de uma fotografia de ambos. “Parabéns querido Javier Milei pela sua grande vitória nas eleições presidenciais argentinas. Hoje se abre um caminho de futuro e de esperança para os argentinos e toda a América Latina que celebramos na Espanha com especial alegria. Livres do socialismo!”, escreveu o líder.
Veja a lista de líderes que não vão à cerimônia:
Lula, Brasil
“Lula não irá para Buenos Aires”, disse o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência. O governo brasileiro será representado pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, que foi embaixador em Buenos Aires por oito anos.
Joe Biden, Estados Unidos
Um porta-voz de Milei disse à CNN que Joe Biden não estará presente na cerimônia de posse devido a outros compromissos em sua agenda.
Na semana passada, Milei viajou aos Estados Unidos com uma pequena delegação, naquela que foi a sua primeira viagem como presidente eleito. Durante a sua visita, o ultradireitista teve reuniões com funcionários da Casa Branca e do Departamento do Tesouro.
A delegação dos EUA será liderada pela secretária de Energia, Jennifer Granholm.
Dias depois da posse de Milei, o ministério das Relações Exteriores da Nicarágua anunciou que retirará seu embaixador da Argentina, Carlos Midence, devido a “repetidas declarações dos novos governantes”.
Nayib Bukele, El Salvador
Embora o presidente de El Salvador, Nayib Bukele tenha sido um dos que parabenizou Milei pela vitória e não escondeu a simpatia pelo argentino, na semana anterior à eleição um comunicado da presidência de El Salvador confirmou à CNN que o presidente não faria parte do grupo que vai participar da posse.
Bukele está afastado da Assembleia Legislativa para se dedicar à campanha eleitoral para presidente, em fevereiro do ano que vem. Medida que foi vista como inconstitucional pela oposição.
*Com informações de DJ Judd da CNN
Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil