Um agente da Força Nacional foi baleado na Vila Valqueire, zona oeste do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28).
Segundo relatos, Edmar Felipe Alves dos Santos, de 36 anos, foi ferido na porta de casa ao tentar intervir em uma briga entre um casal de namorados.
Uma câmera de segurança flagrou o momento da ação. No vídeo, é possível ver que o atirador dispara contra o policial duas vezes, corre e escorrega no chão antes de fugir do local.
Uma segunda pessoa também foi baleada e socorrida para uma unidade de saúde, de acordo com a Polícia Civil do estado.
A Polícia Militar informou, em nota, que o agente foi socorrido e levado para o Hospital da Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e investiga a morte, de acordo com a Polícia Civil.
O soldado Edmar entrou para a corporação em 2020 e estava a serviço da Força Nacional na capital Fluminense.
O autor dos disparos ainda não foi localizado.
Veja o momento do crime:
Armas roubadas
A Polícia Militar do Rio realizou, na tarde desta terça-feira (28), uma operação emergencial no Complexo do Chapadão, na zona norte do Rio de Janeiro, para localizar e recuperar armamento roubado de uma equipe policial da Força Nacional de Segurança Pública.
Homens que pertencem à polícia de Alagoas e Acre e integram a Força Nacional seguiam orientações de um aplicativo de navegação, entraram na comunidade tendo sido abordados por traficantes. Os criminosos roubaram duas pistolas calibre 9mm., carregadores e munições dos agentes.
A PM foi acionada e, ao chegar no local, os policiais trocaram tiros com os traficantes. Não há informações sobre feridos ou detidos na operação. Após buscas na região, os policiais militares encontraram o armamento roubado abandonado em um terreno próximo de onde o roubo teria acontecido.
Força Nacional no Rio
Os agentes da Força Nacional estão em operação no Rio desde o início de outubro, por determinação do Ministério da Justiça. Ao todo, 300 homens e mulheres estão operando em áreas federais, para impedir a entrada de armas e drogas no estado.
A operação do Ministério da Justiça foi autorizada após pedido de apoio do governador Cláudio Castro (PL), em meio à escalada da violência no estado.
Além da presença da Força Nacional, o Rio de Janeiro também conta uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), das Forças Armadas.
O decreto assinado pelo presidente Lula em novembro prevê que a GLO ficará em vigor até maio de 2024. Nesse período, as Forças Armadas vão atuar de forma coordenada com órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional.
(Publicado por Gustavo Zanfer, com informações de Felipe Souza, Rafaela Cascardo e Elis Franco)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil