• qui. jan 23rd, 2025
Ouvir notícia

Todo mundo sabe como a política brasileira funciona. O governo assume e negocia com seus aliados políticos a distribuição de milhares de cargos na administração federal e nas estatais em troca de apoio.

A gente pode achar o que quiser disso, mas é como a coisa anda. O problema é quando não funciona. É o que está acontecendo agora com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Aos dois meses de ter sido empossado, não conseguiu ainda preencher dois terços das secretarias da administração federal, por conta de uma guerra surda com os partidos do centrão.

Os ministérios que estão nas mãos do PT – os principais – estão com os times praticamente escalados e montados. Mas algumas outras pastas, como Ambiente e Minas e Energia, cujos titulares não são do PT, até aqui não conseguiram montar o segundo escalão.

No caso das Minas e Energia, um dos mais emblemáticos, o PT acha que o secretário geral, que é uma figura central na hierarquia, está sob a suspeita de ser bolsonarista. O troco do centrão vem no bloqueio de nomes que o PT pretende colocar no conselho de estatais como a Petrobras, por exemplo.

A disputa com o centrão está apenas no começo. E vai se estender pela ocupação das comissões temáticas na Câmara, Das quais dependem muitas matérias importantes. E votações idem.

O Brasil de hoje é bem mais difícil de governar do que o país que Lula governou pela primeira vez há 20 anos.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem