• sáb. fev 1st, 2025

William Friedkin, diretor de “O Exorcista”, morre aos 87 anos

ago 7, 2023
Ouvir notícia

William Friedkin, diretor de filmes icônicos dos anos 1970, incluindo “The French Connection” (Operação França) e “The Exorcist” (O Exorcista), morreu aos 87 anos, informou sua esposa, Sherry Lansing, ex-CEO da Paramount Pictures, ao The Hollywood Reporter nesta segunda-feira (7).

Friedkin ganhou o Oscar de melhor diretor por “Operação França” em 1972, sendo indicado ao mesmo troféu novamente dois anos depois pelo longa de terror “O Exorcista”, sucesso que desafiou o gênero que acumulou dez indicações e duas estatuetas.

O primeiro crédito de direção de Friedkin veio em 1965, com o documentário “The Bold Men”, mas foi “The Boys in the Band” — ainda considerado à frente de seu tempo em termos de explorar temas sobre homossexualidade no cinema –, de 1970, que iniciou uma era de ouro para o cineasta.

Outros títulos notáveis na obra de Friedkin incluem “Cruising”, de 1980, estrelado por Al Pacino, e “To Live and Die in L.A.” em 1985, com Willem Dafoe. Ele também dirigiu “Bug” de 2006 com Ashley Judd, Michael Shannon e Harry Connick Jr., e “Rules of Engagement” de 2000, com Tommy Lee Jones e Samuel L. Jackson.

Um de seus trabalhos de menor sucesso foi “Jade”, estrelado por David Caruso (recém-saído de “NYPD Blue”) e Linda Fiorentino, um notório thriller erótico fracassado em 1995.

O trabalho mais recente de Friedkin como diretor foi “The Devil and Father Amort” de 2017. Ele também tinha um próximo filme ainda a ser lançado – “The Caine Mutiny Court-Martial”, estrelado por Kiefer Sutherland, Jason Clarke e Jake Lacy, de acordo com sua página IMDb.

Friedkin foi casado quatro vezes – o dele foi casado com a célebre atriz francesa Jeanne Moreau, de 1977 a 1979; a atriz britânica Lesley-Anne Down de 1982 a 1985; jornalista de transmissão Kelly Lange de 1987-1990; e o produtor de cinema de Hollywood Lansing, com quem foi casado de 1991 até sua morte.

Ele deixa a esposa e dois filhos, Jackson e Cedric Friedkin.

*em atualização

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem