• dom. fev 2nd, 2025

William Waack: Lula demora para articular com o Congresso

Ouvir notícia

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai entrar em campo na articulação política. O presidente chamou a bola para ele mesmo (desculpem a analogia futebolística).

Mas a bola já não era dele? Assim como as camisas do time? Portanto, quem joga em que posição? Com qual dispositivo tático? Até parece que não.

O governo sofreu uma impiedosa derrota no Congresso na qual partidos importantes que levaram do governo ministérios importantes simplesmente abandonaram o que o governo queria.

Na busca das causas desse fracasso, percebeu-se que alguns dos principais jogadores do time do Lula – como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha – não se entendem.

E nem conseguiram combinar com os russos – quer dizer, não conseguiram o mínimo, que era antecipar movimentos com o Congresso.

O melhor, então, nem seria falar de falta de articulação, mas de desarticulação. No topo dela, está sentado o próprio presidente da república.

Nas aparências, assoberbado pela realidade que nunca enfrentou: a de que o Congresso manda muito mais do que há 20 anos.

Lula cobrou hoje de ministros capacidade de articulação, mas ele teria de cobrar isso de si mesmo.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem