• qui. jan 23rd, 2025

Xanana Gusmão lidera eleições parlamentares no Timor-Leste

Ouvir notícia

O líder do Congresso Nacional para a Reconstrução Timorense (CNRT) largou na frente nas eleições parlamentares realizadas neste domingo (21) no Timor-Leste, que definirão o próximo primeiro-ministro. A legenda, comandada pelo herói da independência Xanana Gusmão, contabiliza 39,72% dos votos, segundo informações da RTP e da Agência Lusa. Até agora, foram contabilizadas 18,03% das urnas.

Em segundo lugar está a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) liderada pela figura da resistência Mari Alkatiri, está com 25,07%. Logo em seguida aparece o Partido Democrático (PD) com 9,85% dos votos.

O país conta com 890 mil eleitores, mas ainda não há informações sobre o comparecimento às urnas neste domingo. A contagem foi interrompida pena madrugada e deve ser retomada na manhã desta segunda-feira.

Ao todo, 17 legendas participaram das eleições neste domingo. Foi o quinto pleito no país desde a conquista da independência total em 2002.

A eleição ganhou um destaque importante por se tratar de um embate entre duas lideranças do movimento de independência do Timor Leste – Gusmão e Alkatiri. O pequeno país, com 1,3 milhão de habitantes, ocupa a metade de uma pequena ilha em meio ao arquipélago da Indonésia. O país foi colonizado pelos portugueses até 1975, quando o regime indonésio ocupou a ilha, iniciando um processo de genocídio contra a população timorense.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem