Com o tempo se esgotando para chegar a um acordo sobre o teto da dívida, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, deve se reunir com CEOs de bancos nesta quinta-feira (18), em Washington, disseram fontes à CNN.
O CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, e a CEO do Citigroup, Jane Fraser, planejam participar da reunião de Yellen, que muito provavelmente incluirá um foco no teto da dívida, bem como na crise bancária, disseram fontes familiarizadas com o assunto à CNN. O Bank of America confirmou à CNN que seu CEO, Brian Moynihan, também planeja comparecer.
O encontro com os executivos dos bancos faz parte de uma reunião anual realizada pelo Bank Policy Institute, um grupo financeiro que representa dezenas de bancos, incluindo Goldman Sachs, Wells Fargo e Citigroup.
O Departamento do Tesouro confirmou anteriormente que Yellen planeja se reunir esta semana com o conselho de administração do Bank Policy Institute, que é presidido por Dimon e inclui os CEOs do BNY Mellon, Citigroup e Truist.
Dimon tem falado abertamente sobre o teto da dívida, alertando na semana passada em uma entrevista à Bloomberg que um default seria “potencialmente catastrófico” e corre o risco de desencadear “pânico” nos mercados financeiros.
Enquanto a Casa Branca e os líderes republicanos lutam para chegar a um acordo sobre o teto da dívida, Yellen intensificou seus alertas sobre os riscos econômicos.
“O tempo está se esgotando”, disse Yellen em um discurso perante o setor bancário na terça-feira (16).
“A economia dos EUA está em jogo. A subsistência de milhões de americanos também. Não há tempo a perder.”
Yellen também tem telefonado para CEOs e líderes empresariais para discutir as consequências da ousadia em torno do teto da dívida, informou a CNN anteriormente.
O teto da dívida não é necessariamente o foco da reunião, que também incluirá presidentes de bancos regionais em um momento de turbulência no setor.
A crise bancária e a resposta do governo a este momento de estresse também devem ser discutidas na reunião desta quinta-feira, disse à CNN uma pessoa familiarizada com o assunto.
Yellen também provavelmente não é a única figura de Washington que falará perante os CEOs dos bancos esta semana. Reuniões anteriores contaram com uma série de legisladores e reguladores.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil