O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desembarcou no Japão neste sábado (20) para participar da Cúpula do G7, em Hiroshima.
Zelensky viajou a bordo de um avião do governo francês. A chegada do presidente ucraniano estava prevista para o domingo (21), segundo uma autoridade de segurança da Ucrânia.
No Twitter, Zelensky disse que “a paz se tornará mais próxima hoje”.
Japan. G7. Important meetings with partners and friends of Ukraine. Security and enhanced cooperation for our victory. Peace will become closer today.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 20, 2023
A guerra entre Ucrânia e Rússia está entre os principais tópicos de discussão do evento do Grupo dos Sete, que reúne líderes de algumas das maiores economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.
Apesar do grupo ser restrito às sete nações, comumente outras são convidadas para as cúpulas. Para Hiroshima, foram chamados representantes da Austrália, Brasil, Vietnã, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, Comores e Ilhas Cook.
Encontro com Lula
O correspondente da CNN em Londres, Américo Martins, informou que Volodymyr Zelensky quer se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cúpula do G7, que segue até domingo (21).
O Itamaraty respondeu que está “de portas abertas” para o pedido.
Apesar da resposta, Lula não deve mudar de posição sobre o conflito entre Ucrânia e Russa, de acordo com Martins. O Brasil já condenou a invasão russa e defendeu a integridade do território ucraniano, mas reforça a necessidade de diálogo.
(Publicado por Gustavo Zanfer)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil