O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira (10) que espera que a cúpula da Otan em Vilnius, capital da Lituânia, confirme que a Ucrânia já é um membro “de fato” da aliança militar e elabore um “algoritmo” para que Kiev se junte oficialmente a ela.
“Quando solicitamos a adesão à Otan, falamos francamente: de fato, a Ucrânia já está na aliança. Nossas armas são as armas da aliança. Nossos valores são os quais a aliança acredita… Vilnius têm de confirmar tudo isso”, pontuou Zelensky em pronunciamento em vídeo.
“Ainda estamos trabalhando no texto, ou seja, nas palavras específicas de tal confirmação, mas já entendemos o fato de que a Ucrânia estará na aliança e estamos trabalhando para tornar o algoritmo de adesão o mais claro e rápido possível”, complementou.
Diplomatas europeus ressaltaram que os maiores aliados ocidentais da Ucrânia ainda estão finalizando uma estrutura conjunta que abriria caminho para garantias de segurança de longo prazo para Kiev, e podem esperar até o final da cúpula da Otan esta semana para anunciá-las.
A aliança de 31 membros se reúne na Lituânia nesta terça-feira (11), com o objetivo principal de oferecer à Ucrânia algum tipo de caminho para a adesão, embora as negociações estejam em andamento sobre quando emitir um convite formal, quais condições a Ucrânia teria que cumprir e como seu progresso deve ser acompanhado.
Zelensky afirmou que também seriam discutidos no encontro mais envios de armas para a Ucrânia.
“Tenho certeza de que pode haver notícias positivas em relação a armas para nossos homens de Vilnius”, comentou.
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”j3bMoeGH1Bc”
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil